sexta-feira, 9 de março de 2012

Paul Newman


* Cleveland, Ohio, USA – 26 de Janeiro de 1925 d.C
+ Connecticut, USA – 26 de Setembro de 2008 d.C
Ator e diretor cinematográfico norte americano
Filho de um bem sucedido comerciante de artigos esportivos, Paul Leonard Newman começou a carreira em peças do colégio e, com a dispensa da Marinha em 1946, foi estudar no Kenyon College. Após a formatura, ele passou um ano na Yale Drama School indo depois para Nova Iorque, onde entrou para a renomada escola de formação de atores Actor’s Studio, dirigida por Lee Strasberg.
Também produziu e dirigiu muitos filmes de qualidade, incluindo Rachel, Rachel (1968) onde dirigiu sua esposa, Joanne Woodward e ganhou o Globo de Ouro de melhor diretor. Indicado nove vezes pela Academia como melhor ator, finalmente venceu por sua atuação em A Cor do Dinheiro (1986). Por curiosidade, no ano anterior havia recebido um Oscar especial pelo conjunto da carreira.
Outros filmes importantes de Paul Newman são: Gata em Teto de Zinco Quente (1958), O Mercador de Almas (1958), Êxodos (1960), Doce Pássaro da Juventude , onde refez no cinema o mesmo papel que já havia feito na Broadway (1962), Cortina Rasgada (1966), Torre do Inferno / Inferno na Torre (1974), Ausência de Malícia (1981) e O Veredicto (1982).
Fazendo menos filmes nos anos 90, e se dedicando mais à sua fábrica de molhos e condimentos “Newman’s Own”, (com a qual ganhou mais dinheiro que no cinema, mas doa quase todo o lucro à caridade, e à sua equipe de corridas), Paul reapareceu em grande estilo, já aos 77 anos, em Estrada para Perdição (2002), trabalhando com Tom Hanks e o futuro James Bond, Daniel Craig, e foi novamente indicado ao Oscar, desta vez como ator coadjuvante.
A trajetória de Newman nas telas durou 50 anos.



Em janeiro de 2008, o ator ensaiou um retorno, mas renunciou ao cargo de diretor da peça “Sobre ratos e homens”, de John Steinbeck, em Connecticut, alegando motivos de saúde não especificados.
Newman atuou em cerca de 60 filmes.
Ao todo, recebeu nove indicações ao Oscar, mas só levou a estatueta de melhor ator em 1986, pelo filme “A cor do dinheiro”, no qual fez o mesmo papel pelo qual foi indicado ao prêmio em 1961, no filme “Desafio à corrupção”.
Em 2006, o ator e diretor realizou seu último trabalho para o cinema, a animação “Carros”, da Pixar, em que Newman dublou o personagem Doc Hudson.
Carreira

Depois de sua primeira aparição na Broadway em Picnic (1953), foi-lhe oferecido um contrato pela Warner Brothers. Seu primeiro filme, Cálice Sagrado (1954) foi quase o seu último: considerou sua performance muito ruim e publicou um anúncio de página inteira num jornal pedindo desculpas a quem tivesse visto o filme.
Saiu-se muito melhor na sua segunda tentativa, em Marcado pela Sarjeta (1956), (no Brasil, onde deu vida ao boxeador Rocky Graziano e foi aclamado pela crítica por sua grande atuação.
Com Gata em Teto de Zinco Quente e O Mercador de Almas estabelecendo-o como novo astro de Hollywood no fim dos anos 50, Paul tornou-se um líder de bilheterias da década seguinte estrelando filmes como Desafio à Corrupção (1961), Criminosos Não Merecem Prêmio (1963), O Indomado (1963), Rebeldia Indomável (1967) e Hombre (1967), fechando os anos 60 com o mega sucesso de crítica e bilheteria mundial Butch Cassidy / Dois Homens e um Destino (1969), ao lado de Robert Redford.


Premiações

- Ganhou 4 Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original (”Raindrops Keep Fallin’ on My Way”). Recebeu ainda outras 3 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Som.
- Ganhou o Globo de Ouro na categoria de Melhor Trilha Sonora, além de receber outras 3 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Filme – Drama, Melhor Canção Original (”Raindrops Keep Fallin’ on My Way”) e Melhor Roteiro.
- Ganhou 8 prêmios no BAFTA, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Robert Redford), Melhor Atriz (Katharine Ross), Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Roteiro e Melhor Edição. Recebeu ainda mais uma indicação, na categoria de Melhor Ator (Paul Newman).
- Ganhou o Grammy na categoria de Melhor Trilha Sonora Composta Para um Filme ou Programa de TV.


Curiosidades

- O personagem Sundance Kid foi oferecido e aceito pelo ator Steve McQueen. Com isso, Butch Cassidy seria o primeiro filme em que Newman e McQueen estrelariam juntos, até que houve o problema de qual nome apareceria primeiro nos créditos do filme. Como tanto McQueen quanto Newman estavam no auge de suas carreiras, surgiu a proposta de que os nomes dos dois aparecessem antes do título do filme, o que daria uma idéia de igualdade. Newman concordou com a idéia mas McQueen desconfiou que a proposta fosse na verdade um truque e, com isso, resolveu desistir do filme.
- O ator Warren Beatty recusou o personagem Sundance Kid para poder atuar em Jogo de Paixões.
- O diretor George Roy Hill originalmente escalou Paul Newman como Sundance Kid e Robert Redford como Butch Cassidy. Foi o próprio Robert Redford quem sugeriu que ele e Newman trocassem os personagens, sugestão esta aceita pelo diretor e também por Paul Newman.


Um comentário:

  1. Ator lendário que deixou sua marca na história do cinema... Como praticante do Método, deixou um legado de personagens nos quais ele mergulhava de forma assustadora!

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com/
    http://www.facebook.com/sublimeirrealidade

    ResponderExcluir