sábado, 4 de fevereiro de 2012

Salário do Medo


Ator e cantor italiano nascido em Monsummano Alto, Itália, e radicado na França, consagrado em 1953 com o filme 'Salário do Medo', com o qual recebeu a Palma de Ouro em Cannes. Destacou-se também ao atuar em 'Z', dirigido por Costa Gravas e detentor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1970. Um dos maiores chansoniers franceses, considerado numa pesquisa da década de 80 como a personalidade artística mais amada por seus exigentes conterrâneos. Com os pais perseguidos pelo fascismo na Itália, chegou a Marselha em companhia da família com dois anos de idade. Foi garçom, barbeiro e operário metalúrgico. Em 1938, venceu um concurso para cantar em bares, tendo estreado como cantor profissional em 1944 no Moulin Rouge e ao lado de Edith Piaf.

Devido ao seu nome real, Ivo Livi, Montand teve problemas com os nazistas, na suposição de que ele trocara uma letra do nome, passando de Levi a Livi. Sua primeira canção de sucesso foi Les Feuilles Mortes, em 1946. Casou-se em 1949 com Simone Signoret e, numa curta carreira em Hollywood, filmou 'Adorável Pecadora' (Let's Make Love) em 1959, dirigido por George Cukor e ao lado de Marilyn Monroe, com quem teve um rumoroso caso. Jamais, entretanto, separou-se da esposa, que veio a falecer em 1985. Casou-se pouco depois com sua jovem secretária, Carole Amiel, com quem teve um filho em 1988. Em 1969, deixou de cantar em público, fazendo uma volta tão inesperada quanto espetacular em 1981, quando 170.000 ingressos para seus recitais no Teatro Olympia foram vendidos antecipadamente.

Yves ao lado de Marilyn Monroe

Montand visitou o Brasil em 1950 e 1982, na última vez para a entrega do prêmio Molière, quando cantou suas famosas canções, conversou com o público e saiu aplaudidíssimo, debaixo de insistentes pedidos de bis. Em grande entrevista coletiva, fez a seguinte declaração a respeito de seu engajamento político: Vocês me pedem para dizer se sou capitalista, socialista ou comunista. Ora, é impossível responder ou analisar uma posição política e existencial em três ou quatro minutos. São questões complexas que merecem ser tratadas com a maior profundidade... Não acho que o artista tenha obrigação de ser político. Eu o sou não por ser artista, mas por pagar impostos e conhecer meus direitos. Seu último trabalho nas telas foi em 'A Ilha dos Paquidermes' (IP 5 - L'Ile aux Pachydermes) quando morreu no final das filmagens. Montand faleceu aos 70 anos, em 9 de novembro de 1991.



Conta o realizador Jean-Jacques Beineix com quem trabalhava no no filme Island of Pachiderms, que durante todo o dia filmou. Depois despediu-se dele, arrumou as suas coisas no set. E nessa noite morreu.

Um comentário:

  1. O formidável Montand era, principalmente, um gentleman.

    Homem muito educado, de fala compacta e sem dar chances a rumores ele, como um frances que era, sabia como dominar uma situação sem se deixar escapulir do natural.

    Vi seu formidável trabalho em O Salário do Medo, onde faz um caminhoneiro que passa por tudo o que passou para entregar sua encomenda. Um filme sério, duro e muito forte para a época.Acredito até que seu sucesso surgiu a partir da impressionante pelicula de Clouzot, um filme maior em sua cinetografia.

    E gostei muito dele ao lado de Marilin em Adorável Pecadora. O final não poderia ser diferente, já que Montand era um eximio caçador e Monroe a caça perfeita.

    Que a excelente Simone Signoret me perdoe, mas o Montand não poderia deixar a MM passar sem o seu conhecimento.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir