domingo, 12 de fevereiro de 2012

A Noite Americana

Winnifred Jacqueline Fraser-Bisset (Weibridge, Surrey, 13 de setembro de 1944, é uma atriz britânica.
Aos quinze anos, com a separação dos pais, optou por cuidar da mãe, uma advogada francesa que, acometida de esclerose múltipla, já não podia trabalhar.
Nessa época, fez os primeiros cursos de interpretação e, graças a seus magnéticos olhos azuis, conseguia trabalhos como modelo fotográfico.
Logo iniciou no cinema, primeiro em pequenos papéis, até que em 1967 foi convidada para trabalhar com Stanlen Doney em Two for the Road e, no mesmo ano, em Casino Royale, ao lado de Peter Sellers, John Huston, Woody Allen e David Niven.
Em 1968, Mia Farrow abandonou as filmagens de The Detective, e Jacky (como entrou nos créditos) ficou com o papel. Ainda em 68, trabalhou com Steve McQueen em Bullitt, um grande sucesso.
Seu grande trabalho, no entanto, só viria em 1973, em A Noite Americana, de Françoir Truffaut. Com esse filme, Jacky conquistaria o respeito do público e dos diretores europeus.
Depois de O Fundo do Mar (1877), seria considerada uma das mais belas atrizes de todos os tempos pela revista Newsweek, cujos críticos ficaram encantados com a cena em que ela sai da água com uma camiseta colada ao corpo.
Em 1979, o reconhecimento da crítica: foi indicada para o Globo de Ouro por “Quem Está Matando os Grandes Chefes da Europa?”. Em 1984, a segunda nomeação, desta vez por Under The Volcano, em que contracenou com Albert Finney.
Em toda a sua carreira, Jacky trabalhou com diretores consagrados, como Truffaut, John Huston, George Cukor (Ricas e Famosas) e Roman Polanski. Mas ela também tem feito vários trabalhos para a televisão, principalmente a partir da década de 1990.
Jacqueline é madrinha da atriz Angelina Jolie.

Um comentário:

  1. Isso mesmo, caro Netto; magnéticos olhos azuis!
    Fazem poucos dias que revi, de 1973, A Noite Americana, de Truffaut. E a Jacqueline Bisset está lindissima, principalemente nas fotos que o diretor tem nas mãos e discute com um seu auxiliar ou ator.

    Não vi muitos filmes da linda Bisset. Mas somente em ve-la em Sundance Kid, de 1969 e O Fundo do Mar/77, onde está radiante e extremamente bela, fica saciada a sede de por os olhos em alguém tão suavemente linda.

    Ela so não merecia contracenar com Shaw no lindissimo filme de Yates. Com isto não tento dizer que o Robert Shaw não era um excelente ator. Claro que não. Falo apenas de emparceiramento, pois a Bisset estava lindissima, no auge de seu encantamento, enquanto ele...bem, voltemos à Bisset.

    A vi também em Ricas e Famosas, onde ainda exibia uma beleza estonteante.
    Tem 67 e foi uma mulher que também amadureceu com lealdade à sua lindeza na juventude.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir