sábado, 22 de janeiro de 2011

Laura...


Gene Tierney
(Atriz norte-americana)
19-11-1920, Brooklin, New York, EUA
6-11-1991, Houston, Texas, EUA

Uma das atrizes mais belas do cinema, Gene Eliza Tierney nasceu em Nova Iorque, no dia 20 de novembro de 1920 e faleceu em Houston, pouco antes de completar 71 anos. De uma família rica, estudou na Suíça. Iniciou a carreira artística no teatro, em 1938. Foi Darryl F. Zanuck, poderoso produtor da 20th Century Fox, quem a levou para Hollywood, onde estreou em 1940 no filme "A Volta de Frank James", ao lado de Henry Fonda e dirigida por Fritz Lang. Contratada pela Fox, atuou em uma série de filmes brilhantes, consagrando-se como estrela e atriz com “Laura”, “O Fio da Navalha” e “Amar Foi Minha Ruína”, pelo qual foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz. Elegante e boa intérprete, foi dirigida por grandes diretores como Lubitsch, John Ford, Preminger, Mankiewicz, Dassin e Sternberg.
Casou-se com o famoso figurinista francês Oleg Cassini, com quem teve duas filhas, uma delas deficiente mental. Abandonada pelo marido, passou a ter uma vida desregrada, marcada por múltiplos amantes, dentre os quais o então senador John F. Kennedy, o príncipe Ali Khan e os atores Spencer Tracy e Tyrone Power. Em 1957, no auge do sucesso, abandonou o cinema ao ser hospitalizada com suspeita de esquizofrenia. Em 1962, retornou às telas no excelente filme de Otto Preminger, "Tempestade Sobre Washington", aparecendo ainda em três outros filmes e alguns episódios para a TV, sendo o último, "Scruples", em 1980.
Laura... Assista o Trailer

Investigando a morte da diretora de uma agência de propaganda, Laura Hunt (Gene Tierney), que teve o rosto destruído por tiros de espingarda, o detetive Mark McPherson (Dana Andrews) interroga Waldo Lydecker (Clifton Webb), seu mentor e um influente jornalista, que considerava Laura não apenas sua maior "criação" mas também sua propriedade pessoal. Laura estava noiva de Shelby Carpenter (Vincent Price), um playboy, para desgosto de Lydecker e da tia de Laura, Ann Treadwell (Judith Anderson), uma mulher rica que era apaixonada por Carpenter. Enquanto a investigação evolui McPherson sente-se atraído pela vítima e, ao ir ao apartamento dela em busca de provas, contempla uma pintura de Laura pendurada na parede. Repentinamente acontece o inesperado, pois Laura surge na sua frente viva e com o rosto sem nenhum ferimento.

Um comentário:

  1. Parabens pelo trabalho. Só achei que voce foi um tanto cruel com a mega maravilhosa hipergostosa super morena que ainda canta pra caramba Gene Tierney. No mais, mãos a obra.
    Marcio

    ResponderExcluir