sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Crepúsculo dos Deuses...


Gloria Swanson
(Atriz de cinema norte-americana)
27-3-1899, Chicago, Illinois
4-4-1983, Nova York
Seu verdadeiro nome era Gloria Josephine Mae Swenson. Iniciou a carreira como figurante e, nos anos de 1920, já era uma estrela do cinema mudo (Macho e Fêmea, 1919; Zaza, 1923; Sadie Thompson, 1928). Personificou mulheres extravagantes e seguras, que agiam segundo os seus sentimentos e a sua lógica, mas a interpretação, sempre fria, apoiava-se na força expressiva de seu rosto. Como figura de primeiro plano em Hollywood, conseguiu manter a popularidade com o advento do cinema sonoro, com filmes como The Trespasser (1929) ou What a Widow! (1930). Em 1950, ensaiou a sua reaparição em O Crepúsculo dos Deuses, realizado por Billy Wilder, no qual interpreta uma atriz do cinema mudo incapaz de aceitar que tinha caído no esquecimento. Após alguns projetos no teatro e no rádio, Swanson interpretou a si mesma no seu último filme, Aeroporto (1975). Em sua vida privada, ficou famosa por seus sete casamentos, que despertaram sempre o interesse dos meios de comunicação.

Sua sensualidade foi o motivo do extraordinário sucesso. Nunca houve outra como Gloria, durante todos os seus anos de trabalho diante das câmeras. Sua carreira é a história do cinema. Ela subiu degrau por degrau, desde as comédias de Mack Sennett aos dramas luxuosos de Cecil B. DeMille. Tornaram-se lendários seus banhos em banheiras de mármore, deixava-se fotografar ao lado de leopardos e de conversar (na década de 20) com o motorista de seu luxuosíssimo carro através de telefone. Foi a primeira a entrar em cena com plumas, franjas e colantes e tendo na boca uma enorme piteira. Viajava por Hollywood ou ia até os estúdios num trem particular, presente de um dos maridos, o marquês de La Falaise De La Doudray. Esbugalhando uns olhos enormes e magnéticos, lançou o tango ao lado de Rodolfo Valentino e influenciou a moda entre 1920 e 1925, a tal ponto que as silhuetas da revista Vogue eram as mesmas da atriz.


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