sábado, 13 de agosto de 2011

M, O Vampiro de Dusseldorf

PETER LORRE

Nome artístico de László Löwenstein, nascidou em Ružomberok, Império Austro-Húngaro, atual Eslováquia, no dia 26 de junho de 1904, de ascendência judia. Bancário e ator desconhecido de teatro, foi visto por Fritz Lang e escalado para fazer o papel do grotesco assassino de crianças em "M, o Vampiro de Düsseldorf". Tornou-se um astro. Feio, baixo e de olhos saltados, Lorre provocava nas telas sentimentos de repulsa. Na maioria das vezes fazia papel de vilão. Depois de fugir da Alemanha nazista para a Inglaterra em 1933, trabalhou com Hitchcock em "O Homem que Sabia Demais" (1934).
Sua imagem de M, O Vampiro de Dusseldorf (1931) foi usado em um cartaz de filme alemão para o filme de propaganda anti-semita, Der Ewige Jude (1940), como um exemplo de um típico judeu.
Em O Corvo, adaptação livre do poema de Edgar Allan Poe, o clima humorístico é reforçado pelas ilustres presenças de atores consagrados no horror, Peter Lorre, Boris Karloff e Vincent Price.


Em Hollywood, fez alguns tipos inesquecíveis, mas, desiludido com a falta de bons papéis, foi para a Alemanha para dirigir, escrever e atuar em "Der Verlorene" (1951), que se tornou um fracasso comercial. Voltou para Hollywood e fez seu último filme importante, "O Otário", em 1964. Peter Lorre faleceu aos 59 anos, em 23 de março de 1964, no mesmo dia em que o ator teria que ir para uma audiência de divórcio. 

Fontes: IMDB, Memorial da Fama, CinemaScope.





Nenhum comentário:

Postar um comentário