sexta-feira, 1 de julho de 2011

Cidadão Kane...


Orson Welles
(Ator e diretor de cinema norte-americano)
6-5-1915, Kenosha, Wisconsin(EUA) 
10-10-1985, Los Angeles (EUA)

Foi uma das figuras mais excêntricas de Hollywood. Genial ator e diretor, Welles era capaz de conjugar direções magistrais com a mais sombria das interpretações, evidenciando as tendências mais lúgubres, malignas e intolerantes do ser humano. A indústria cinematográfica fixou nele a atenção quando, em 1938, realizou uma emissão radiofônica inspirada em A Guerra dos Mundos de H. G. Wells. A interpretação foi tão realista que o pânico alastrou entre os ouvintes, convencidos de que estava ocorrendo um ataque extraterrestre. Com o seu primeiro filme, Cidadão Kane (1941), Welles criou uma das obras-primas da história do cinema. O filme narra o caminho implacável para o sucesso de um empresário da comunicação, personagem baseada provavelmente na figura de William R. Hearst, cujo protagonista foi o próprio Welles. As ambições artísticas de Welles foram limitadas pelos estúdios para os quais trabalhou, obrigando-o a cortar grande quantidade de material de filmagem e levando-o ao colapso financeiro. Os seus filmes mais célebres são Soberba (1942), A Dama de Xangai (1946, juntamente com a sua mulher Rita Hayworth) e O Processo (1962, com Romy Schneider). O ponto culminante da sua carreira foi, sem dúvida, as adaptações que realizou dos dramas de Shakespeare, como Macbeth — Reinado de Sangue (1948), Otelo (1952) e Falstaff (1966), ao que tudo indica, devido à vasta experiência de Welles nos palcos. Como ator, realizou provavelmente sua mais célebre interpretação em O Terceiro Homem (1949), um filme policial de Carol Reed.

Orson Welles narrando uma suposta invasão de marcianos no "A Guerra dos Mundos".

Com o sucesso de Cidadão Kane, vieram os problemas. O diretor foi acusado de basear-se na vida de William Randolph Hearst, um dos mais poderosos homens da época e que por 40 anos foi o maior magnata das comunicações nos Estados Unidos. O próprio Hearst encabeçou a campanha contra Welles e seu filme. Chegou-se a cogitar um valor para que fossem destruídos os negativos e todas as cópias.


Ao retornar, o diretor ficou furioso, mas ainda supervisionou ''Jornada do Pavor'' (1942), e assinou a direção ao lado de Norman Foster. ''Soberba'' foi um fracasso comercial, e Welles e sua equipe foram demitidos.Felizmente isso não ocorreu, mas apesar de o público e a crítica terem aceitado ''Cidadão Kane'', o filme deu prejuízo no início. Somente nos relançamentos, ao transformar-se num clássico, começou a render dinheiro. Em seu segundo filme, ''Soberba'' (1942), Welles decidiu expor sua visão da sociedade americana. Utilizou praticamente os mesmos recursos técnicos que havia em ''Cidadão Kane''. Assim que concluiu as filmagens, veio ao Brasil para rodar no Rio de Janeiro e em Fortaleza (CE), o documentário ''É Tudo Verdade''. Enquanto isso, nos Estados Unidos, os executivos da RKO decidiram editar ''Soberba'', cortando 43 minutos do original.

Primeira página de um dos jornais de Fortaleza,(CE), no ano de 1942.


O reconhecimento da genialidade de Welles só aconteceu muito mais tarde. ''Cidadão Kane'' ganhou o Oscar de melhor roteiro e Welles, em 1970, recebeu um Oscar honorário pelo conjunto da obra. Sua filmografia, como diretor ou ator, inclui: ''A Dama de Shangai'' (1948), ''Macbeth'' (1948), ''Othello'' (1952), ''A Marca da Maldade'' (1958). Não se pode deixar de mencionar também "Verdades e Mentiras", de 1974. Welles em toda a sua carreira envolveu-se em projetos diversos e fez tudo para conseguir produzir seus filmes, o que nem sempre era possível. Muitos de seus projetos permaneceram inacabados, como ''It's All True'', e ''Don Quixote'', filme em que Welles trabalhou durante dez anos e que chegou a ser exibido em Cannes em 1986.



Saiba tudo sobre o documentário "É Tudo Verdade", que o diretor Orson Welles rodou no Rio de Janeiro e no Ceará. Infelizmente não chegou a ser concluído mas as fotos e várias imagens estão AQUI  

Fontes e Fotos: IMDB, Net Saber, Sites sobre o ator. 
Caricatura: João de Deus Netto - Blog CinemaScope

4 comentários:

  1. De: majosilveiro - João da mestra

    Nos vários blogues que construo e me tenho ocupado, tento tão simplesmente fazer passar o que escrevo ou o que fotografo. Ao ver esta fantástica maravilha do seu blogue, que me dá a conhecer, fico absolutamente paralisado e boquiaberto, pela superior qualidade conseguida.
    Quanto ao tema deste -, CINEMA -, faz parte da cultura geral da Humanidade, pelo que, não poderei deixar de o felicitar pelo que já exprimi acima, - a superior qualidade -, mas, além disso, por aquilo que pretendo evidenciar; a fantástica FOTOGRAFIA muito bem conseguida, a excepcional MÚSICA, os inacreditáveis temas, as histórias fantásticas dos bastidores e a HISTÓRIA sobre ele -, O CINEMA. Que Deus lhe permita continuar por muitos anos a dar a conhecer aquela que eu considero não a sétima mas a PRIMEIRA ARTE. Muito obrigado por ter encontrado o meu mail e assim me ter dado a conhecer tão importantes trabalhos.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. O cinema é considerado uma das artes do mundo com muita justiça e Orson Welles foi um dos responsáveis, porém isso foi antigamente. Hoje o cinema não é tão bom. Este que mostra é um clássico para eternidade.
    Parabéns pelo espaço fabuloso!

    ResponderExcluir
  3. Meu velho, comente. Agradeça as belas mensagens enviadas por seus leitores. Opine, fale sobre aspectos levantados pelos fãs do Cinemascope!
    E viva o blog!
    Abração,

    Dodó Macedo.

    ResponderExcluir