sexta-feira, 15 de julho de 2011

Vidas Separadas




David Niven
(Ator e escritor britânico)
1-3-1909, Kirriemuir 
29-7-1983, Château d'Oex, Suíça

David Niven personificou, em seus numerosos filmes, o inglês típico, quer como cavalheiro excêntrico (A Volta ao Mundo em 80 Dias, 1956), quer como malandro com estilo (A Pantera Cor-de-Rosa, 1963, com Peter Sellers), quer, ainda, como oficial (Vidas Separadas, 1958, pelo qual ganhou o Oscar). Era esta, na realidade, a sua profissão até ir para Hollywood, devido a uma questão amorosa, e Samuel Goldwyn o descobrir para o cinema.
Famoso ator escocês de grande sucesso em Hollywood, considerado entre os mais raros talentos do cinema, extremamente elegante, distinguiu-se por seu humor e comportamento britânicos. Conservando ao longo dos anos uma imagem de "bon vivant", homem chic e sofisticado, Niven recebeu o Oscar de melhor ator em 1958 pela atuação em "Vidas Separadas". Com mais de 80 participações no cinema, trabalhou com os maiores astros e estrelas da época, entre eles, Mary Astor, Cesar Romero, Ginger Rogers, Gary Cooper, Olivia De Havilland, Humphrey Bogart, Gregory Peck e Shirley MacLaine. Reconhecido como um dos maiores atores ingleses que o mundo já conheceu. 
  
James David Grahan Niven era filho de um capitão do exército britanico que morreu em plena batalha de Gallípolli. O jovem David iniciou seus estudos a fim de tornar-se um militar no Royal Military College de Sandhurst e alcançou a patente de tenente. Por volta de 1930, ele mudou-se para os Estados Unidos e atuou como figurante em diversos filmes. Aos 25 anos foi descoberto por Samuel Goldwyn e contratado para seu estúdio.
Depois de obter apenas papéis secundários em filmes famosos como "A Carga da Brigada Ligeira", de Michael Curtiz, e "O Prisioneiro de Zenda", de John Cromwell, foi bem recebido pela crítica e pelo público graças a sua atuação em "A Patrulha da Madrugada", filme dirigido em 1938 por Edmund Goulding. Niven conseguiu um papel principal em 1939, atuando ao lado de Ginger Rogers, no filme "Mãe por Acaso". Ainda na década de 30, destacou-se em "A Oitava Mulher de Barba Azul", "O Morro dos Ventos Uivantes" e "Legião Suicida". Nos anos 1960 participou do clássico "Os Canhões de Navarone" (The Guns of Navarone, 1961). Foi cogitado para interpretar James Bond, papel que acabou ficando para Sean Connery. Depois interpretou o agente secreto no filme "Cassino Royale" de 1967, com produtores diferentes dos da série de Connery. Estrelou também o primeiro filme da "A Pantera Cor-de-Rosa", de 1963, interpretando um ladrão sofisticado. 
 
Quando estourou a II Guerra, Niven alistou-se no exército britânico para lutar contra os nazistas e seu assistente era ninguém menos que o colega e professor, Peter Ustinov. Ao término do conflito, Niven foi condecorado e voltou ao cinema, alcançando o estrelato com o filme "A Volta ao Mundo em 80 Dias", interpretando Phileas Fogg, personagem de Julio Verne. Em 1940 Niven casou-se com Primula Susan Rollo cujo matrimônio durou até sua morte em 1946. Aos 28 anos, ela acidentou-se na residência de Clark Gable, onde tragicamente caiu das escadas e faleceu na hora. Viúvo, casou-se anos depois com a modelo sueca Hjordis Tersdemen. David Niven faleceu em seu castelo suíço, vitimado por um câncer, aos 73 anos, em 29 de julho de 1983. Deixou quatro filhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário