sexta-feira, 15 de julho de 2011

O Picolino

Ginger Rogers
(Atriz e dançarina americana)
16-07-1911, Missouri - EUA
25-04-1995,
Rancho Mirage, Califórnia. 

Virginia Katherine McMath nasceu em 16 de julho de 1911, em Missouri. Atriz de Hollywood, nascida em Independence, Missouri, destacou-se como a estrela dos musicais produzidos nas décadas de 30 e 40. Com Fred Astaire, formou a dupla de bailarinos mais perfeita da história do cinema, tendo contracenado juntos em doze películas. Tornaram-se para sempre sinônimo de uma elegância que transcendeu os limites de seu ofício. Eles deslizaram, sapatearam e valsaram em filmes como Voando para o Rio, A Alegre Divorciada, O Picolino, Roberta,  Águas da Esquadra, Ritmo Louco, Vamos Dançar, Dance Comigo e A Vida de Vernon & Irene Castle. 
Se nas telas tudo era harmonioso entre Ginger e Fred, atrás das câmeras era bem diferente. Perfeccionista, o ator repetia exaustivamente os ensaios das coreografias, para desespero de sua parceira. Apesar da imagem de cavalheiro galante, não escondia que achava Ginger caipira demais, afirmando que ela era incapaz de executar passos mais complicados. Ele foi rude com a atriz durante as filmagens de O Picolino, depois de uma crise de espirros por causa do vestido de penas de avestruz usado por ela. Uma vestimenta tão célebre que Giulietta Masina usa uma igual em Ginger e Fred, de Fellini. Se Fred não gostava de Ginger, a recíproca também era verdadeira. Ela odiava ser apresentada como a partner de Astaire, algo que acontecia mesmo depois do fim da dupla, em 1949, com Ciúme, Sinal de Amor. Anos mais tarde, ela alfinetou: Eu fazia tudo o que ele fazia, só que de salto alto e para trás.
Em 1937, Ginger vendeu beijos em benefício das vítimas de enchentes nos Estados Unidos. Harold Lloyd pagou 400 dólares por um e Cary Grant foi o comprador de outro. Os beijos da estrela renderam doze mil dólares, uma fortuna para a época. Virginia Katherine McMath ganhou o Oscar de melhor atriz em 1940, por sua atuação em Kitty Foyle, chegando a ter mais de 70 participações no cinema. Nos anos 50, participou da caça aos comunistas nos Estados Unidos, promovida pelo macarthismo. 

No início do filme sonoro, o diretor Mark Sandrich entrou na sala de projeção de um estúdio em Nova York para assistir cenas de um trabalho que fazia para a RKO e também viu trechos de um outro, onde uma jovem cantava e dançava. Quando as luzes se acenderam, Sandrich notou que a garota estava sentada num canto, soluçando. Saí horrível, um perfeito fracasso - disse ela - E eu queria tanto me sair bem nos filmes. Acho que nunca mais! Respondeu-lhe o diretor: Ora, vamos, não estava assim tão terrível. É preciso aprender algo sobre a maquiagem de cinema, no mais estava bem. Guarde minhas palavras, você ainda será uma grande estrela de Hollywood e espero poder dirigi-la! A estrela era Ginger Rogers e Sandrich dirigiu-a em A Alegre Divorciada, em 1934.
Faleceu aos 83 anos, em 1º de maio de 1995



Nenhum comentário:

Postar um comentário