segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Tarzan, O Filho da Selva...


Johnny Weissmuller
(Esportista e ator americano)
2-6-1904, Freidorf (atual Romênia)
20-1-1984, Acapulco, México
Weissmuller ganhou três medalhas nos Jogos Olímpicos realizados em Paris em 1924, nas distâncias de 100 m, 400 m e revezamento 4x200 m. Nas Olimpíadas de Amsterdã de 1928, voltou a vencer nos 100m e nos revezamentos. Entre 1922 e 1928, obteve 67 recordes mundiais e foi o primeiro nadador a cobrir os 100 m livres em menos de um minuto. Ao terminar a carreira esportiva, mudou-se para Hollywood onde, a partir de 1932, rodou mais de 30 filmes, em 19 dos quais interpretou o personagem Tarzan.

Em 1934 imortalizou no cinema o famoso personagem Tarzan. O cinema transformou Tarzan, já conhecido através dos romances de Edgar Rice Burroughs, em mito conhecido universalmente e Weissmuller fez doze filmes como o homem macaco, celebrizando o famoso e estilizado grito do personagem.

Depois de Tarzan, ele interpretou com sucesso o personagem Jim das Selvas na série do mesmo nome, feita para a Columbia entre 1948  e 1955. Foram dezesseis filmes ao todo. Em 1955, a série transferiu-se para a TV, tendo sido feitos vinte e seis episódios. Já envelhecido e obeso, Weissmuller tentava dar vida a um personagem atlético e aventureiro, calcado na legendária figura de Tarzan. Esse final melancólico marcou sua despedida das câmaras, tendo retornado apenas em pequenos papéis em dois filmes na década de 1970.
Aposentou-se em 1965  e no ano seguinte juntou-se aos ex-Tarzans Jock Mahoney e James Pierce para a campanha publicitária de lançamento da série de TV Tarzan, estrelada por Ron Ely. Em 1967, sua imagem foi imortalizada na capa do LP Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles.
Morreu vítima de um edema pulmonar em Acapulco no México, onde vivia com a sexta esposa há sete anos para se recuperar de uma trombose.

9 comentários:

  1. A Maureen O'Sullivan depois que assumiu seu papel de companheira do homem macaco ficou muito mais bonita.
    Parabén por este magnífico blog Cinemascope. Um trabalho de cinema.

    ResponderExcluir
  2. Bons tempos aqueles em que não existiam os chatos de galochas do Greenpeace e do Ibama rsrs
    Realmente, a Sulivan quando se soltou (até o cabelo) ficou páreo duro pra chita.
    Até hoje revejo estes filmes que sumiram das madrugadas das TVs.

    ResponderExcluir
  3. Olá, João!
    Como me enviou um mail, vim conhecer seu blog e seu perfil. Aproveito para lhe desejar um óptimo 2011. Vejo que o cienma é a sua paixão. Eu não diria o mesmo de mim. De qualquer modo, este Tarzan sempre mne fascionou e fez as delícias da minha juventude. Talvez a RTP Memória o vá repondo... Se também se interessar por outras "coisas", aqui vai algo de interessante para quem gosta de questionar o legado dos nossos antepassados:
    Há pouco mais de um mês que celebrámos o Natal e... sabia que o Natal não existe? Curioso, não é?
    Pois: o Natal foi inventado pela Igreja para “cristianizar” as festas pagãs em honra dos deuses solares, Mitra e outros, que se celebravam, por todo o império romano, ao redor do solstício de Inverno, como início do renascimento para uma vida nova, a da Primavera. Teve o seu aparecimento no s. IV, na Igreja Ocidental (25 de Dezembro – calendário Gregoriano) e no s. V na Oriental (7 de Janeiro – calendário Juliano). A narrativa do nascimento de Jesus de Mateus, ampliada por Lucas (nada sendo referido nem em Marcos nem em João), uma e outra são puras invenções sem qualquer credibilidade histórica nem qualquer verosimilhança (No inverno, os pastores não dormem ao relento...) Portanto, o Menino Jesus do catecismo não existiu. Muito menos o Deus Menino! E o mundo inteiro festeja algo de inexistente... Dá que pensar, não dá? (Ver mais no meu blog “Em nome da Ciência”, onde escrevo às segundas-feiras, e cujo acesso é: http://ohomemperdeuosseusmitos.blogspot.com)
    Ainda outra ideia: associando-me ao luto de nossos irmãos brasileiros e fazendo votos para que semelhantes tragédias não voltem a acontecer no país irmão, diria que, apesar das catástrofes que vão acontecendo pelo mundo, com muita probabilidade provocadas pelas alterações climáticas e ambientais devidas à acção do Homem, o mesmo Homem, através dos seus governos subjugados aos interesses económico-financeiros de alguns (5% da população mundial, isto é, os que detêm 95% da riqueza produzida à face da Terra), não vai pôr-lhe cobro; preferirá assistir a novas catástrofes em que, como de costume, os mais fracos e pobres são os que irão continuar a sofrer. Inutilmente! Há que lutar para mudar estes sistemas e estes modelos não só políticos mas também económico-financeiros. Como? – Ver no meu blog, sempre com novidades às segundas-feiras, “Ideias-Novas” cujo acesso é: http://ummundolideradopormulheres.blogspot.com
    Francisco Domingues

    ResponderExcluir
  4. Sr. Netto, aqui neste filme tem de tudo, oh, pá!!! Grande artista, faça um post sobre as viagens do deus dos cientistas, o Darwin.
    E vamos ao que interessa: CINEMA!

    ResponderExcluir
  5. Só não gostei da idéia de deixar os autores horrendos...não é uma caricatura, é uma deformação da figura...ana

    ResponderExcluir
  6. Realmente, Ana Lúcia, este é o maior desafio para quem se atreve nesta arte: caricaturizar gente bonita não é tarefa pra qualquer caricaturista.
    Caricatura: "caricare"; carregar (no exagero).em italiano.
    Semana passada, o turrão apresentador Ricardo Boechat entrou em contato comigo pra desbafar que das muitas vezes que ele foi
    caricaturizado, só dessa vez conseguiram pegar sua "alma"! Tanto que imprimiu e emoldurou pra pendurar na sua biblioteca.
    Esta é uma arte que não costuma ser frequentada por qualquer um que desenhe.
    De qualquer forma, muito obrigado pela visita, pelo comentário, e em saber que você viu seus astros e escritores preferidos.

    ResponderExcluir
  7. Amei!! Puxa, James Dean e Monty Clift eram gays, que desperdício!!!! fiz minha inscrição, espero receber sempre suas atualizações.

    ResponderExcluir