segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O "Pai" do Tarzan...


Edgar Rice Burroughs
(Escritor americano)
1-9-1875, Chicago, EUA
19-3-1950, Encino, EUA
Edgar Rice Burroughs nasceu no ano de 1875 em Chicago, nos EUA. Foi o criador de Tarzan e de John Carter, herói da guerra civil americana que foi abduzido por marcianos verdes, salvou uma princesa inimiga e se meteu na guerra civil marciana. A série de ficção cientifica foi escrita inicialmente como contos, iniciados em 1912, e depois se transformaria numa coleção de 11 livros. Ele também foi jornalista antes de se tornar escritor.
Graduado pela Academia Militar de Michigan em 1895, teve a carreira militar abreviada após dispensa em razão de um diagnóstico de cardiopatia, apenas dois anos depois de formado.

Após uma série de trabalhos temporários, Burroughs passou a escrever para publicações periódicas. Ao questionar a qualidade dos textos produzidos nas pulp fictions da época, lançou-se no mercado de ficção. Ao longo de quatro décadas, Burroughs escreveu mais de oitenta histórias, dentre as quais se destacam as séries Barsoom – cujo primeiro livro é Uma Princesa de Marte – e Tarzan.

Morto em 1950, Edgar Rice Burroughs foi sepultado em Tarzana, Califórnia, cidade que surgiu em torno de uma antiga propriedade sua e que foi assim batizada em homenagem ao seu personagem mais famoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário