quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Matar ou Correr...

Oscarito
16 /08/1906, Málaga, Espanha
04 /08/1970
, Rio de Janeiro (RJ)
Oscar Lorenzo Jacinto de la Imaculada Concepción Tereza Dias era filho de atores circenses. O pai era alemão, a mãe portuguesa. Oscarito nasceu na Espanha, mas com um ano de idade veio para o Brasil. Estreou aos cinco anos no circo, no papel de índio, numa adaptação de "O Guarani" de José de Alencar. Trabalhou como violinista, palhaço, acrobata e trapezista, antes de fazer sucesso como ator.
Em 1932, época do teatro de revista, Oscarito foi convidado por Alfredo Breda, a satirizar o presidente Getúlio Vargas em "Calma, Gegê", no Rio de Janeiro. Em 1935 estreou no cinema em "Noites cariocas", junto a Grande Otelo, com quem faria dupla em 34 chanchadas do estúdio da Atlântida, entre as quais "É com este que eu vou", "Três vagabundos", "E o mundo se diverte", "Carnaval de fogo" e "Aviso aos navegantes".

Seus filmes mais expressivos foram dirigidos por Carlos Manga: "Nem Sansão nem Dalila", "O Homem do Sputnik", "De vento em Popa" e "Matar ou Correr" (uma paródia de um sucesso de Hollywood). Após vê-lo imitando Rita Hayworth no papel de Gilda, o humorista americano Bob Hope convidou Oscarito para filmar nos Estados Unidos, mas ele recusou, com medo do fracasso. Na televisão não alcançou o mesmo sucesso do cinema.

Casado com Margot Louro, também de família circense, teve dois filhos. Faleceu aos 64 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário