segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Eternamente, Jane...


Maureen O’Sullivan
(Atriz do cinema americano)
17-5-1911, Boyle, Irlanda
23-6-1998, Arizona, EUA
A mais popular de todas as Jane, companheira de Tarzan, nasceu em 17 de maio de 1911 em Boyle, County Roscommon, Irlanda. Após estudar em colégios de Dublim, londres e Paris, Maureen foi convidada pelo diretor frank Borzage para trabalhar em Hollywood quando este se encontrava rodando um filme na capital Irlandesa.
A Jovem Maureem aceitou e foi para a California com Borzarge e sua mãe.Tinha 19 anos quando chegou a Los Angeles e estreou no musical "Song o'my Heart", (1930) da Fox dirigida pelo próprio Bozarge.logo a seguir trabalhou em outros musicais como "Just Imagine" (1930) de David Butler. Com Butlre filmou também uma versão da obra de Mark Twain "A Connecticut Yankee" (1931) ao lado de Will Rogers.
A grande oportunidade para a morena O'Sullivan chegou quando mudou de estudio e firmou contrato com a Metro Goldwin Mayer em 1932. Entre os projetos do estudio estava filmar uma série de filmes com Tarzan, celebre personagem de Edgar Rice Burrouges que seria protagonizado por Johnny Weismuller, e "Tarzan dos Macacos" (1932) de W.S.Van Dike em produção de Irving Talberg. O papel de Jane que Maureen interpretou deveria se repetir em outro cinco filmes da série.Os últimos quatro dirigidos por Richard Torpe.
Nos créditos de "A Fuga de Tarzan" aparecia pela primeira vez um jovem assistente e futuro diretor chamado John Farrow. Maureen e John se conheceram em filmagem e se casaram em setembro de 1936. Do casamento tiveram varios filhos entre eles uma filha que posteriormente seria a famosa atriz Mia Farrow.
Maureen O'Sullivan, que havia ficado viuva em 1963 após a morte de John Farrow, voltou a casar-se em 1983 com james Cushing que deixou viuvo em 23 de junho de 1998 devido a um ataque de coração em sua residencia no Arizona, tinha então 87 anos.

Um comentário:

  1. Maureen O'Sullivan - boas lembranças do Telão da meninice - a gritaria alvoroçada da platéia pré- adolescentes curtindo os vôos e os gritos de Tarzan, nos cipós, com Jane e Chita... Trilha sonora show! Esse Netto de meu Deus gosta de escarafunchar memórias gostosas. Zildeth

    ResponderExcluir