sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Marilyn Monroe - O Pecado Morou ao Nosso Lado


Um dos maiores símbolos produzidos  pela indústria cinematográfica norte-americana, morreu há 50 ANOS, mas a  história de vida da loira mais desejada de Hollywood continua a fascinar  muitas pessoas em todo o mundo. 


Norma Jean Baker Mortenson, o nome verdadeiro de Marilyn Monroe, foi  encontrada sem vida aos 36 anos na cama da sua casa em Brentwood, um bairro  de elite de Los Angeles, no dia 05 de agosto de 1962. 
As entidades oficiais divulgaram que a causa da morte foi uma 'overdose'  por ingestão de medicamentos, mas cinco décadas depois o acontecimento continua  a gerar controvérsia e inúmeras teorias de conspiração. 
Recentemente, a agência norte-americana Associated Press (AP), por ocasião do 50º aniversário da morte da atriz e ao abrigo da lei da liberdade de  informação, contato o Federal Bureau of Investigation (FBI), a polícia  federal norte-americana, para ter acesso a todos os arquivos relacionados  com Marilyn Monroe. 
Nove meses depois, e após vários pedidos e apelos, a AP relatou que  os arquivos originais relacionados com Monroe já não estão na posse do  FBI. 
A agência noticiosa avançou ainda que o Arquivo Nacional - o destino normal deste tipo de documentos -, também não está na posse dos ficheiros.
Uma versão mais recente dos arquivos, alvo de uma profunda revisão, está disponível no site do FBI, numa área intitulada "The Vault", onde a  organização publica regularmente documentos relacionados com casos emblemáticos.
Os primeiros arquivos relacionados com Monroe remontam a 1955 e a maioria  está focada nas viagens e nos relacionamentos da atriz, incluindo o casamento  com o dramaturgo Arthur Miller, procurando sinais de uma eventual ligação  a ideais comunistas. 
Os arquivos continuam até alguns meses antes da morte da estrela norte-americana  que terá mantido relações, até hoje não esclarecidas, com o então Presidente  norte-americano John F. Kennedy e com seu irmão Robert. 
Na memória universal ficará para sempre o famoso "Happy Birthday Mr.President",  canção que a atriz dedicou a John Kennedy a 12 de maio de 1962. 
Norma Jean nasceu no dia 01 de julho de 1926 no Los Angeles County Hospital,  tendo vivido parte da infância em orfanatos. Aos 16 anos, casou-se pela  primeira vez com James Dougherty.
50 anos após sua morte, Marilyn Monroe voltou a chamar a atenção em uma de suas poses mais famosas. Uma estátua de 8 metros de altura da atriz em exposição na Pioneer Court, em Chicago. Pesando cerca de 15 toneladas, a obra do escultor Seward Johnson é feita de alumínio e aço e retrata Marilyn na famosa cena do filme ‘O pecado mora ao lado’.

Em 1945, um fotógrafo captou a imagem de uma morena deslumbrante e,  em poucos meses, despertou a atenção das revistas e conseguiu um teste para  cinema na 20th Century Fox. Em finais de 1946, Norma Jean transforma-se  em Marilyn Monroe e adotava a sua imagem de marca: o loiro platinado. 
Depois do divórcio com James Dougherty, a atriz casou-se pela segunda  vez com o então famoso ex-jogador de basebol Joe Di Maggio. 
"Os Homens Preferem as Louras" (1953), "O Pecado Mora ao Lado" (1955)  e "Quanto Mais Quente Melhor" (1959) são os seus filmes mais emblemáticos.
Cinco décadas depois, a atriz continua a ter fãs em todo o mundo e os  seus objetos pessoais são adquiridos por vários milhões. 
Em 2011, o esvoaçante vestido branco que a atriz usou no filme "O Pecado  Mora ao Lado" foi vendido por 4,6 milhões de dólares (3,7 milhões de euros)  em Los Angeles. Ainda no mesmo ano, um outro vestido que usou no 'western'  "Rio sem Regresso" (1954) foi adquirido por 516.600 dólares (423 milhões  de euros) em Macau. 
Para assinalar a efeméride, várias instituições internacionais organizaram  iniciativas para recordar uma das maiores estrelas de Hollywood. 

A edição deste ano do Festival de Cannes dedicou o cartaz oficial do  certame à atriz, que um dia afirmou: "Se fizer rir uma mulher, conseguirá  que ela faça tudo". 
Outro exemplo é uma exposição de cerca de quatro mil fotografias da  atriz norte-americana, algumas inéditas, em Varsóvia, Polônia. 
As imagens, que serão posteriormente leiloadas, serão exibidas entre 6 de agosto e 6 de setembro. As fotografias, da autoria de um amigo de Monroe, o fotógrafo Milton Green, pertencem atualmente ao Tesouro do Estado polaco. 

FONTE : Los Angeles Times
ÁLBUM DE FOTOS DO SITE DA LOURA

2 comentários:

  1. Como esse final de semana está se comemorando os 50 anos sem ela, havera um curso de dois dias onde o foco será sobre tudo dela.

    ResponderExcluir
  2. Linda, sensual, muito boa atriz quando sabendo extrair dela o seu melhor, esta bela mulher, que há 50 anos nos deixou, segue nos mantendo em seu foco, tal qual ainda entre nós estivesse.

    A imprensa e o publico em geral se interessa e discute muito não a vida da estrela como estrela e sim o lado mais pessoal da vida da atriz; como viveu, como morreu, seus problemas, seus amores, onde errou, com quem andou, os erros que cometeu e muitos etcs.

    Não acho nada disso o mais fundamental, já que Norman Jean ( Marylin Monroe nas telas) era uma pessoa como nós, afeita a todos os tipos de erros, acertos, defeitos e resultados,quer positivos ou negativos da vida.

    Muito ao contrário de muitos pensadores, criticos e comentaristas, sempre achei a bela mulher muito formidável atuando, já que seu ar angelical surgia à tela como uma magia que a todos descompunha da naturalidade.

    Consigo capta-la em O Rio das Almas Perdidas num dos seus mais belos e perfeitos instantes dentro das telas.

    Em Nunca Fui Santa ela está além de Marylin Monroe, numa das suas mais lindas e naturais atuações, ao lado de apenas regular Don Murray.

    Na fantastica fita de John Huston, Os Desajustados, ela da uma definitiva amostra do que tinha para dar e que poucos a levavam a sério, utilizando-a quase sempre como um simbolo sexual, num apelo sujo e chamativo para o publico ir ao cinema.

    Deveriamos pensar e olhar para esta mulher pelo que ela nos deixou de bom para assistirmos, já que ela tinha, como todos temos, seus problemas de ordem pessoal, além de haver na sua vida um historico de desequilibrio fisico e mental, vão do qual não teve forças nem meios para fugir.

    Seria bastante sustentável e de ótimo agrado que deixassemos esta linda atriz ter seu descanso eterno sossegado e na Santa Paz do Senhor.
    Como seus fãs acho que lhe devemos isso.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir