segunda-feira, 7 de maio de 2012

Gritos e Sussurros


Liv Ullmann é uma atriz e diretora de cinema norueguesa que iniciou sua carreira como atriz de teatro, interpretando os personagens Ofélia, Julieta, Margarida (de “Fausto”), Joana D’Arc e de Bertold Brecht. Seu primeiro filme no cinema foi Persona de Igmar Bergman em 1966. Foi casada com Bergman entre 1966 e 1971, com quem fez dez filmes e tem uma filha, a escritora Linn Ulmann.
Depois de atuar como atriz passou a dirigir filmes.
Em 1980, foi nomeada embaixadora especial do Unicef. Escreveu dois livros autobiográficos: "Mutações" (1975) e "Opções" (1985).
Filha de um engenheiro que trabalhou em vários países, Liv Ullmann nasceu no Japão. No começo da Segunda Guerra Mundial, sua família  Liv Ullmann imigrou para o Canadá e depois para Nova York, onde ela viveu até os 6 anos. A morte prematura de seu pai levou sua mãe a regressar a seu país de origem: a Noruega.

Liv não gostava da escola e inventava pretextos para não assistir as aulas, o que a levou a passar por psicanálise. Sua paixão era o teatro, mas fazendo parte de uma família austera e puritana, esperou até os 17 anos para anunciar que desejava ser atriz, o que provocou um grande escândalo familiar. Liv Ullmann deixou a Noruega e foi para Londres, onde estudou arte dramática.

Regressando a Oslo, foi contratada por uma pequena companhia de teatro para o papel de Anne Frank. Depois conseguiu ingressar no Teatro Nacional da Noruega onde interpretou os grandes clássicos e autores contemporâneos.

Debutou no cinema em 1957 e se casou com um psiquiatra aos 20 anos. Cinco anos depois conheceu, em Estocolmo, Bibi Andersson, que pertencia a Companhia Bergman. O produtor e diretor sueco Ingmar Bergman se surpreendeu com a semelhança física das duas mulheres e escreveu "Persona" para elas. 

Durante mais de 40 anos, a atriz e cineasta norueguesa se revezou nos papéis de musa, colaboradora e paixão do diretor sueco Ingmar Bergman com quem teve uma filha. Participou de dez dos seus filmes, entre eles "Quando Duas Mulheres Pecam" (1966) e "Gritos e Sussurros" (1972).

Como diretora, Liv Ullmann fez três filmes. Também escreveu dois livros: sua autobiografia e uma novela.

3 comentários:

  1. Infelizmente nunca consegui descobrir o que tem de tão bom neste Ingmar Bergman.

    Talvez por eu ser muito afeito ao cinema americano, outros centros, como a Suécia, por exemplo, nunca me despertou atenção.

    No entanto eu aprovo o cinema Italiano. Já vi muitos bons filmes vindos daquele praça como, por exemplo, Rocco e Seus Irmãos, O Leopardo, A Dolce Vita e muitos mais.

    Não desdenho do valor dos filmes do Bergman. Entretanto, eles não entram no meu gosto, lamentavelmente.
    jurandir_laima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adoro a Liv Ullmann. Com certeza uma das melhores atrizes de Bergman. Sua interpretação de desespero é impressionante.

    ResponderExcluir
  3. Mesmo já tendo uma idade avançada, ela ainda é uma das mais belas atrizes da historia do cinema, e embora todos se lembrem mais dela em Persona, seus trabalhos com Bergman são todos magistrais. Talvez um dos melhores momentos de sua carreira, seja quando ela vem até nos e fala sobre os acontecimentos da sua personagem com o seu marido no filme A Hora do Lobo, quando na verdade, da entender que ela esta falando para nos sobre o relacionamento que ela teve com Bergman.

    ResponderExcluir