sábado, 3 de dezembro de 2011

Punhos Contra Revólvers... B


Tim Holt, nome artístico de Charles John Holt III, (Beverly Hills, Califórnia, 5 de fevereiro de 1919 – Shawne, Oklahoma, 15 de fevereiro de 1973), ator norte-americano conhecido não só por estrelar dezenas de faroestes B, mas também por trabalhar com diretores de prestígio, como John Huston, John Ford e Orson Welles, entre outros.
Como se costuma dizer, tal pai, tal filho, o Cowboy herói Tim Holt literalmente seguiu as botas de seu pai ator famoso, o “Queixo de Granito” Jack Holt (nascido John Charles Holt), que apareceu em centenas de filmes mudos e falados (maioria westerns) ao longo dos anos. Os dois apareceram juntos, também, como pai e filho no western Arizona Ranger (1948). A dupla pai e filho estiveram também no clássico O Tesouro de Sierra Maestra, do mestre John Huston.
Ao contrário dos outros atores de faroestes B, Tim Holt sabia interpretar. Daí que tenha feito tantos filmes importantes, como Soberba (The Magnificent Ambersons, 1942), de Orson Welles, O Tesouro de Sierra Madre (The Treasure of Sierra Madre, 1948), de John Huston, além de No Tempo das Diligências (Stagecoach, 1939) e Paixão de Fortes (My Darling Clementine, 1946), ambos de John Ford. Apesar disso, Holt sempre voltava aos modestos faroestes, porque era disso que gostava e porque a vida glamurosa de Hollywood não tinha interesse para ele.
Seus filmes eram produções bem cuidadas, que continuaram assim até o final, como sucedeu somente com Gene Autry e Roy Rogers. Cada produção custava em torno de noventa mil dólares e rendia até quinhentos mil.
Holt teve vários sidekicks (companheiro, bobalhão, parceiro ou ajudante, no Brasil). A primeira série, entre 1941 e 1943, chegou a funcionar como um “trio Western”, com Ray Whitley (doze filmes) co-estrelando e cantando e Emmett Lynn (os quatro primeiros) e Lee "Lasses" White (os oito seguintes) fazendo o humor. As seis últimas fitas dessa fase foram feitas como dupla, com Cliff "Ukelele Ike" Edwards. Também na segunda série, de 1948 a 1952, Holt só teve um parceiro: o ator Richard Martin, no papel de Chito.
Tim esteve entre os dez cowboys mais populares em 1941, 1942 e 1943 e depois de 1948 a 1952.
Além de trabalhar com grandes diretores, Holt também contracenou com grandes atores: Barbara StanwyckClaire TrevorHenry FondaOlivia de HavillandJoseph CottenVictor MatureJohn WayneHumphrey Bogart etc.
Os Filhos de Hitler (Hitler's Children 1943) de Edward Dmytryk, um esforço de guerra patriótico estrelado por Holt, foi um dos maiores sucessos comerciais da história da RKO: custou menos de duzentos mil dólares e rendeu mais de cinco milhões.
QUADRINHOS
Tim Holt se transformou num cauboi heroi de histórias em quadrinhos, que depois de algum tempo adotaria uma identidade secreta: a do Red Mask ou Máscara Vermelha, criado pelo editor Ray Krank e desenhado por Frank Bolle.

Fonte: IMDB - Wikipedia
Caricatura: João de Deus Netto - CinemaScope


Nenhum comentário:

Postar um comentário