domingo, 28 de novembro de 2010

Viva Zapata!


Anthony Quinn
(Ator de cinema norte-americano)
21-4-1915  Chihuahua, México
3-6-2001 Boston USA
Sua estréia no cinema ocorreu em 1936, quando apareceu como figurante na comédia da Paramount Pictures, "Haroldo Tapa Olho".  A seguir, conseguiu trabalhar em diversos outros filmes dos mais variados Estúdios, sempre como figurante ou em pequenos papéis como, por exemplo, "Jornadas Heróicas", de 1937, onde assumiu o papel de um índio Cheyenne, filme este dirigido por Cecil B. DeMille, que, no mesmo ano, viria a se tornar seu sogro.  Entre 1936 e 1940, Quinn atuou em cerca de 20 filmes da Paramount.  A partir de 1941, com muitos atores lutando na 2ª Guerra Mundial, ele começou a obter melhores papéis como ator-coadjuvante.  Em 1951, sua carreira foi marcada por sua passagem pela área teatral, tendo atuado em peças como "Um Bonde Chamado Desejo", e por participações em episódios para a televisão.
Ao longo de sua carreira, Quinn foi duas vezes agraciado com o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por suas atuações em "Viva Zapata !", de 1952, e "Sede de viver", de 1956, além de receber outras duas indicações, como Ator Principal, por seus trabalhos em "A Fúria da carne", de 1957, e "Zorba, o Grego", de 1964.  Recebeu ainda duas indicações ao Prêmio de Melhor Ator Estrangeiro da Academia Britânica, e quatro indicações ao Globo de Ouro.

2 comentários:

  1. Grata lembrança, caro Netto. Anthony Quinn! Sorriso completo: olhos e boca. Aqui, pincelado na íntegra: semblante vivo, artísticamente irretocável... Ele era um feio bonito! Mas não se pode calar Zorba el Greko, nem a melodia que imortalizou aquele sapateado vibrante, inesquecível. Tietagem pura.
    Abs. Zildeth

    ResponderExcluir
  2. Anthony Zorba Quin está arrancando mais suspiros do que o (pensava-se) unânime Errol Flyn. O lindérrimo da minha mãe depois andou soltando as frangas. Lástima, disse minha querida tiete do Hobin Hood.

    ResponderExcluir