quinta-feira, 18 de novembro de 2010

RASTROS DE ÓDIO


John Wayne
(Ator de cinema norte-americano)
26-5-1907, Winterset, Iowa
11-6-1979, Los Angeles, Califórnia

Seu verdadeiro nome era Marion Michael Morrison. Fosse qual fosse o seu papel — aventureiro do oeste, polícia ou soldado —, Wayne encarnou sempre o estereótipo do herói masculino, com suas características inerentes, como a humildade e o desprezo pela morte, acompanhadas de uma certa dose de brutalidade e intransigência. Os filmes interpretados por Wayne foram sucesso de bilheteria. No Tempo das Diligências (1939), Fort Apache — Sangue de Heróis (1948), Onde Começa o Inferno (1959, juntamente com Dean Martin), Hatari! (1960) e El Dorado (com Robert Mitchum, 1965) são alguns dos mais conhecidos. No seu último filme, O Último Pistoleiro (1976), Wayne interpretou uma vez mais, com um toque de ironia, a típica figura do herói.

Um comentário:

  1. O Duke foi a expressão do heroi dos westerns.
    Não houve no mundo quem não largasse coisas muito importantes a fazer, para deixar de ir ao cinema para ver nosso grande heroi em ação.

    Wayne interpretou deste pracinhas, a policiais, homem do mar, do ar, até encontrar sua verdadeira horta, que foi os westerns.

    John Ford foi um dos diretores com quem mais trabalhou, embora Hawks, Farrow, Hathaway, Ray, Kennedy, Curtiz, Houston, De Mille, entre muitos outros, também, assim posso dizer, tiveram a honra de dirigir um dos maiores ídolos do mundial da setima arte e dos faroestes.

    Republicano até no sangue que corria em suas arterias, Duke era um homem de propósitos firmes e de pouca tolerancia a quem não trilhasse seus principios idealistas.

    No entanto, era um homem bom. Ajudou a fazer muitos atores, ou seja, indicou muitos para trabalhos que terminaram sendo sucessos enormes.
    E fato semelhante não ocorreu com um ou dois, tendo dado a mão a diversos colegas que andavam mal das pernas e que lograram exitos nas suas indicações.
    Alguns destes até lhes viraram a cara e tentaram lhe fazer mal depois de estarem no auge da fama e sucesso, patamar que o Duke fora o responsável por tal progresso.

    John Wayne trabalhou ativa e quase que ininterruptamente durante quase que toda sua vida, até bem no final desta.

    Observe-se que o bom filme O Ultimo Pistoleiro, que fez ao lado de Stewart e Richard Boone, ele já estava atacadissimo do mal que o levaria de nós, sendo portanto este sua derradeira aparição nas telas.

    Foi-se como qualquer humano, deixando para nós um rosário de peliculas onde o pudemos ver de todas as formas, em todos os papéis e, principalmente sacando sua arma para livrar a humanidade de indesejáveis.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir