domingo, 28 de novembro de 2010

A Malvada


Bette Davis
(Atriz de cinema norte-americana)
5-4-1908, Massachusetts,
EUA
6-10-1989.
Neuilly, França
Desde cedo, Bette perseguiu a carreira de atriz.  Sua primeira experiência ocorreu em 1923 na peça off-Broadway "The Earth Between".  Sua estréia nos palcos da Broadway se deu em 1929, na peça "Broken Dishes".  Em 1930, foi contratada pelos Estúdios da Universal, tendo estreado em Hollywood com o filme "Garota Rebelde", de Hobart Henley.  Ao longo de sua carreira, foi agraciada com dois Oscars de Melhor Atriz por suas atuações em "Perigosa", de Alfred E. Green, e "Jezebel", de William Wyler, sendo ainda indicada a essa famosa estatueta por seu trabalho em nove outros filmes.
No início dos anos 60, sem trabalho e precisando de dinheiro, chegou a publicar um anúncio nos principais jornais de Los Angeles, apresentando-se como "atriz desempregada, ganhadora de dois Oscars, com experiência teatral".  O diretor Robert Aldrich respondeu ao anúncio, convidando-a para estrelar "O Que terá acontecido à Baby Jane?", ao lado de outra grande estrela do cinema, Joan Crawford.


CURITOSIDADES
- Foi a primeira mulher a ser presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Ela renunciou ao cargo dois meses após tomar posse, reclamando que os integrantes da Academia apenas a queriam como Presidente para ser um mero elemento figurativo.

- Foi homenageada na década de 80 na canção "Bette Davis Eyes", de Kim Carnes.

- Foi indicada ao Oscar em 5 anos consecutivos, de 1938 a 1942, sendo a atual recordista de indicações seguidas ao lado da atriz Greer Garson.

- Possui duas estrelas na Calçada da Fama, uma referente ao seu trabalho no cinema e outra referente ao seu trabalho na televisão. Elas estão localizadas em 6225 Hollywood Boulevard e 6233 Hollywood Boulevard.

- O diretor Steven Spielberg comprou os dois Oscars ganhos por Bette Davis em leilões ocorridos, entregando ambas as estatuetas para que ficassem aos cuidados da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Por A Malvada, Bette Davis ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes (feito que poucos se lembram) e foi indicada pela oitava vez ao Oscar.

3 comentários:

  1. Bette Davis - foto glamurosa! Sua Marca Reg visual era o olhão. O "pincel" diminuiu um deles.
    Zildeth

    ResponderExcluir
  2. Fantástico, mma beleza de blog. Que viajem. Obrigado pelo envio desses maravilhos blogs. O dos escritores segue a mesma linha da criatividade.
    Pode me enviar sempre que quiser.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    De acordo com o livro de Múcio Leal Wanderley - TELAS & PALCOS, em novembro de 1936 no Cine Theatro Rex - Cia. Exibidora de Filmes, "Dona de Casa" (Housewife) com Bette Davis que teve como Dir: Alfred E. Green e George Brent - WB
    Gosteio do Blog.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir