quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ÉPICOS

KIRK DOUGLAS


Kirk Douglas
(Ator americano)
09-12-1916, New York, EUA.
Issur Danielovitch Demsky, seus pais, Herschel Danielovitch e Bryna Sanglel, eram pobresbielorussos judeus. Na St. Lawrance University, Douglas fez parte da liga de boxe. Para tentar conseguir uma bolsa de estudos, entrou para um grupo de atuação. Seus talentos o pegaram despercebido — recebeu a bolsa junto com uma atriz que viria a ser conhecida como Lauren Bacal. Serviu na Marinha Americana no início da Segunda Guerra em   1941  até seu fim, em 1945. Depois da guerra, voltou para Nova Yorque e começou a atuar no rádio e em comerciais de televisão, enquanto tentava entrar para a Broadway.
Sua entrada em Hollywood contou com a ajuda de sua amiga Lauren Bacall, onde conseguiu estrear em 1946 no filme de Lewis Milestone, "O Tempo Não Apaga".  Com sua atuação bem recebida pela crítica especializada, logo seguiram-se outros convites para participar de novas produções hollywoodianas.  Com o filme "O Invencível", de Mark Robson, Douglas recebeu sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Ator.  Posteriormente, recebeu duas outras indicações à famosa estatueta, por seus trabalhos em "Assim Estava Escrito" e "Sede de Viver", ambos de Vincente Minnelli.  Em 1996, a Academia de Hollywood o distinguiu com o Prêmio Honorário pelos seus 50 anos de atividades na indústria cinematográfica.
Em 1943, casou-se com a atriz Diana Dill, com quem teve dois filhos, o ator Michael Douglas e o produtor Joel Douglas. 


SOPHIA LOREN


Sophia Loren
(Atriz italiana)
20-9-1934, Roma
Seu verdadeiro nome é Sophia Scicolone. Como Gina Lollobrigida, representou em Hollywood o encanto da mulher latina. Contracenou com Cary Grant, Frank Sinatra, Gregory Peck, Richard Burton, Burt Lancaster, Clark Gable, Jack Lemmon e Walter Matthau em Átila (1955), Encontro Casual (1974) e A Travessia de Cassandra (1976). Formou com Marcello Mastroiani uma das duplas mais famosas da comédia italiana dos anos 60, protagonizando filmes como Ontem, Hoje e Amanhã (1963), Matrimônio à Italiana (1964) e Os Girassóis da Rússia (1970). O filme de Robert Altman, Prêt-à-Porter (1996), foi o último da dupla (Mastroiani morreu no ano seguinte à sua estréia). Sophia Loren recebeu o Oscar de melhor atriz, em 1961, por Duas Mulheres e, em 1969, o Globo de Ouro de melhor atriz. Recebeu um Oscar pelo conjunto de sua carreira em 1991.


CHARLSTON HESTON


Charlton Heston
(Ator americano))
04-10-1923, Evanston – Ilinois.
05-04-2008, Beverly Hills - EUA
John Charles Carter, notabilizou-se no cinema por papéis heróicos em superproduções da época de ouro de Hollywood, como Moisés de Os Dez Mandamnetos, Judah Ben-Hur de Ben Hur e o lendário cavaleiro espanhol El Cid no filme homônimo. Na escola secundária, Charlton se envolveu com a cadeira de artes dramáticas e teve um resultado tão bom que recebeu uma bolsa em drama para cursar a Universidade.
Em 1944  ele deixou os estudos e se alistou na Força Aérea do Exército, onde serviu como operador de rádio de bombardeiros B-52 nas Ilhas Aleutas durante a Segunda Guerra, atingindo a patente de sargento e onde se casou com uma colega de faculdade. Após a guerra, o casal voltou para Nova Iorque onde ele iniciou uma carreira de ator em Teatro e começou a aparecer em papéis históricos como Macbeth e Marco Antonio & Cleópatra. Já usando o prenome de Charlton, ele fez seu primeiro papel no cinema em Dark City, em 1950, recebendo reconhecimento por sua atuação e chamando a atenção para seu porte.
Morreu em sua residência de Beverly Hills, em Los Angeles, aos 84 anos. Sofria desde 2002  de uma doença degenerativa com sintomas similares aos do Mal de Alzheimer.


3 comentários:

  1. Seu Neto um amigo meu que studa comigo pensa que sabe desenhar e me disse que as caricatura são fotos ajeitadas no computador. E aí pegamos a mais parecida com foto e ampliamos ela. Aí eu ri quando apareceu na tela um desenho que parece que foi feito com tinta e água e retoques de pincel e caneta sei lá, eu não sei desenhar. O meu amigo ficou arretado comigo porque eu zoei com ele até ontem senão o cara ia até se intrigar comigo.
    Rapaz você é um desenhista de mão cheia mesmo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, o sr. deveria ir para uma prisão na Sicília e ser trancafiado junto a mafiosos pelo que fizeste com a minha deusa Sofia Loren. Junto com o sr, um baita computador e uma prancheta para que tu continues a produzir belíssimas caricaturas como essas. O padrão Picinez se faz presente. Meus parabéns, tchê!!!!

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não estou sabendo como fazer um comentário apenas, que contemplem estas tres criaturas que o cinema criou e que nos deu diversos espetáculos.

    O melhor será faze-los indivudualmente. E começo então pela ordem da postagem;

    Kirk Douglas;
    A bela Bacall não poderia ter ação mais que nobre para com todos os bons cinéfilos deste mundão de Cristo.
    Se ela nos deu Douglas, se ela apontou Douglas para o mundo co cinema, então nos deu um dos maiores atores que a sétima arte poderia criar, fato que somente vim a descobrir muito tempo depois de ver alguns regulares filmes do mesmo.

    Ocorre que, até o momento em que vi Spartacus, Chagas de Fogo, A Montanha dos Sete Abutres e Sua Ultima Façanha, onde neste ultimo ele tem, no meu ver o maior desempenho de sua carreira, eu somente havia assistido a filmes dele de aventuras, faroestes e, portanto, fitas que o concerniam momentos fáceis de atuações, e assim sem muito que dele fosse extraido. No entanto, este homem era, de fato, um ator de mão cheia. Um homem que fazia qualquer tipo de papel que lhe pusessem nas mãos e, como consequencia, se o roteiro fosse tivesse qualidade ele transformava o filme melhor ainda que este.

    Quem pode esquecer de seus desempenhos extraordinários em; Sede de Viver, O Farol do Fim do Mundo,Ninho de Cobras, Duelo de Titas, A Furia (de De Palma), Desbravando o Oeste, O Nono Mandamento, Ulisses, O Invencivel e mais duas dezenas de outras peliculas?

    Quem pode ver Chagas de Fogo, um filme rodado praticamente num único e reduzido ambiente (uma delegacia), e não ficar empolgado com todo o conteudo deste, assim como da sensacional atuação de Douglas, e também de Eleanor Parker.

    Não gosto de Gloria Feita de Sangue, mas o reconheço um filme adulto e muito bom, como também não gosto de Assim Estava Escrito, outra famosa e boa pelicula do bom ator.
    Cinema é uma questão de gosto, simpatia, afeição ao tema ou algo correlacionado. Por esta ou outras razões deixei de citar como meus preferidos, conforme lista acima, esta duas peliculas, que sei são ótimas e muito bem criticadas.

    Há muito pouco mais a se falar deste ator/produtor Douglas.
    Um ator de mãos cheias, que cultivou um publico que o seguiu fiel até que abandonou, devido à idade, as filmagens.

    Ele reside no rol dos meus astros preferidos, e por razões semelhantes às de muitos de seus fãs.
    Estamos nos despedindo de tudo o que foi bom e que nos recheou de alegrias por longos anos de nossas vidas. E, embora isto faça parte do viver dos humanos, o que ocorre é que substitutos não aparecem e, quando surge um ator com melhor catagoria, jamais se iguala àqueles grandes como o nosso querido Kirk Douglas..
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir