sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A Noviça Rebelde...


Julie Andrews
(Atriz e dançarina)
1935 – Walton-on-Thames, Ing.


Julia Elizabeth Wells nasceu em Walton-on-Thames, Inglaterra, no dia 01/10/35, filha de um professor de trabalhos manuais, Ted Wells, e de uma pianista, Barbara Wells. Aos dois anos começou a estudar dança com a tia, Joan. Quando Julia tinha apenas 4 anos, seus pais se divorciaram e a menina foi morar com a mãe e o padrasto, Ted Andrews, cantor e artista de vaudeville. Foi Ted Andrews quem descobriu que Julie possuía uma voz que, devidamente trabalhada, iria torná-la famosa em toda Inglaterra. Sendo verificado que sua laringe era completamente desenvolvida já aos sete anos, começou a ter aulas de canto com Madame Lilian Stiles-Allen.
Ao interpretar Cinderella numa das pantomimas de Natal, em 1953, chamou a atenção da diretora Vida Hope que a achou ideal para interpretar Polly Brown na versão americana do musical The Boy Friend (O Namoradinho). A princípio Julie recusou deixar a Inglaterra por tanto tempo, mas depois acabou aceitando e foi para Nova Iorque estrelar a peça. O musical foi um sucesso e Julie começou a ser convidada a fazer testes para vários musicais, entre eles My Fair Lady (Minha Bela Dama).
Ao vê-la em cena interpretando a rainha Guenevere, em Camelot, Walt Disney encantou-se com Julie. Chamou-a, então, para protagonizar o que seria o seu primeiro filme: Mary Poppins, pelo qual ganhou o Oscar de melhor atriz do ano de 1964. Sua interpretação da babá-feiticeira ainda é lembrada por muitos mas seu maior sucesso, com o qual é até hoje identificada e amada, ainda estava por vir. The Sound of Music (A Noviça Rebelde), é um dos filmes mais assistidos e foi um tremendo sucesso de bilheteria na época, quebrando recordes, e conquistando cinco Oscar.
 Julie atuou em alguns filmes entre musicais (Positivamente Millie, A Estrela), dramas (Não podes comprar o meu amor e Hawaii) e o suspense (Cortina Rasgada), de Alfred Hitckcock.
Após filmar Darling Lili (Lili, minha adorável espiã), em 1969, casou-se com o diretor-produtor-escritor Blake Edwards, casamento esse que durou até ontem (12/12/2010), com a morte do marido, com quem teve vários frutos, entre os quais (Semente de Tamarindo), Mulher Nota Dez, Victor ou Victoria ?) e Assim é a Vida. Por sua atuação em Victor ou Victoria ,Julie recebeu sua terceira indicação ao Oscar e ganhou seu quarto Globo de Ouro.

Um comentário:

  1. Vi boa parte dos filmes dessa inglesinha, e gostei. A Noviça Rebelde foi, e é, malhado aqui e alhures, mas continua interessante (sei que é complicado tratar de clássicos que marcaram nossa infância...).
    E o traço do grande Netto, hein? A cada dia mais ducacete!
    Grande abraço,

    Dodó Macedo.

    ResponderExcluir