sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Amarcord


Nino Rota
(Compositor e maestro italiano)
3-12-1911, Milão
10-4-1979, Roma
Giovanni Rota Rinaldi nasceu em Milão, uma das cidades mais sofisticadas da Itália, com grande influência na cultura criativa. Nino Rota era uma criança prodígio, já que aos oito anos começou seus estudos de música. O seu talento aflorou quando tinha onze anos e compôs um oratório intitulado "A Infância de São João Batista". Estudou composição e regência no Conservatório de Milão. A complementação de seus estudos se daria nos Estados Unidos, com dois conceituados mestres de composição: Rosário Scalero e Fritz Reiner.
Certa vez, o cineasta Federico Fellini afirmou: "o colaborador mais valioso de todos era Nino Rota. Entre nós estabeleceu-se uma integração total desde Abismo de Um SonhO. Nossa integração foi interessante: eu tinha decidido ser diretor, e Nino era uma premissa para que continuasse a sê-lo. Tinha uma imaginação geométrica, uma visão musical das esferas celestes, para quem não havia necessidade de ver as imagens de meus filmes."
No ano de 1968, ele aceita um convite de Franco Zefirelli para compor a música de ROMEU E JULIETA, que dotada de lirismo e romantismo capazes de levar às lagrimas multidões do mundo inteiro, tornou-se uma de suas trilhas mais famosas até então.
Francis Ford Coppola foi até a Itália, em 1972, convidar pessoalmente Nino Rota para fazer a música de O PODEROSO CHEFÃO, filme baseado no romance de Mario Puzo. Em 1974, a música de O PODEROSO CHEFÃO 2 foi premiada com o Oscar, porém naquela oportunidade a trilha foi composta em parceria com o pai do diretor, o compositor Carmine Coppola. Cumpre destacar que Carmine compôs apenas três faixas, enquanto Nino Rota ficou com as restantes 11 faixas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário