sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Muito além do jardim...


Peter Sellers
(Ator de cinema britânico)
8-9-1925, Southsea
24-7-1980, Londres
Sellers adquiriu fama mundial como ator cômico com seu papel de Inspetor Clouseau em A Pantera Cor-de-Rosa (1963), contracenando com David Niven. O filme, conhecido ainda pela célebre trilha sonora, teve diversas sequências, como A Volta da Pantera Cor-de-Rosa (1974). Outros títulos importantes de sua filmografia são O Quinteto da Morte (1955) e Dr. Fantástico (1963, dirigido por Stanley Kubrick). Seu filme de maior qualidade cinematográfica é, provavelmente, Muito Além do Jardim (1979), no qual interpreta um personagem intelectualmente limitado, obcecado por televisão, que ascende involuntariamente ao establishment norte-americano.

COMO NASCEU A PANTERA
Depois de se divorciar por causa de uma paixão fulminante pela atriz Sophia Loren que o rejeitou, a carreira de Sellers  despenca. Era o ano de 1963, quando seu agente lhe apresentou o roteiro do novo filme de Blake Edwards, PANTERA COR-DE-ROSA. "O filme foi recusado por Peter Ustinov, mas Edwards é o grande nome hoje em Hollywood e quer você para o papel", diz o agente. Sellers, em um de seus ataques de fúria, recusa, dizendo que não é ator para pegar "as sobras de Peter Ustinov". Mas acaba voltando atrás após algumas visitas a um místico charlatão, que diz ler o futuro de sucesso de atores e atrizes de Hollywood.
Sucesso cômico do rádio e rejeitado pela indústria de cinema por não ter o biotipo desejado, Sellers partiu ao encontro de Edward, com quem formaria uma dupla do barulho. No avião, olhou o desenho de um homem de bigodes na caixa de fósforos, foi ao banheiro, raspou a barba e levantou a gola do casaco: o inspetor Clouseau estava pronto.
O resultado é que Sellers rouba a cena do então astro David Niven e transforma A PANTERA COR-DE-ROSA em um grande sucesso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário