terça-feira, 11 de outubro de 2011

La Novia de la América



Libertad Lamarque de Bouza nasceu em 1908, na Argentina e morreu no México, no dia 12 de dezembro de 2000, acometida de pneumonia, aos 92 anos de idade. A cantora e atriz de cinema e televisão, se auto-exilou no México alegando perseguição política por parte de Eva Perón, para quem teria perdido o coração do ditador Juan Domingo Perón. Ainda estava na ativa, como atriz das novelas mexicanas, algumas delas fazendo sucesso no Brasil, basicamente no canal de televisão SBT. 

Filha de um ativista político e líder operário, ela recebeu o nome em homenagem à liberdade. Nascida em Rosário, nas Províncias de Santa Fé, Argentina, Libertad estreou como cantora aos 16 anos tornando-se a mais conhecida voz feminina do tango, antes de transformar-se na maior atriz cinematográfica argentina. “La Reina Del Tango”, “Marlene Dietrich argentina” ou “Líber”, como foi chamada em sua carreira, iniciou carreira ainda no cinema mudo com Adios Argentina, em 1962. Estrelou o primeiro filme com som de seu país, obviamente chamado Tango, em 1933, e estava no topo quando fez Madressilva, em 1938. Aconteceu então o famoso acidente durantes as filmagens de La Cabalgada Del Circo, quando teria esbofeteado a iniciante Eva Duarte, depois Evita Perón e Primeira-Dama do país, o que provocaria seu exílio voluntário no México.


Em 1945 no México todos conheciam Lamarque como uma excelente atriz dramática, uma ótima cantora de tangos, boleros e canções folclóricas da América Latina, e por estes motivos começaram a chamar-lhe a “Noiva da América”. 

Libertad reinou absoluta na Argentina, tendo feito lá a maioria dos sessenta e cinco filmes de sua carreira, todos como protagonista. (recusou-se ao final dos anos 80 a participar de um filme argentino por não ter o papel principal). Fez com Buñuel Gran Cassino, em 1946, História de um Amor e Te Sigo Esperando, ambos baseados em boleros de muito sucesso nos anos 50. Em 1953, em Nunca é Tarde para Amar, cantou “Na Baixa do Sapateiro”, o que repetiria por duas vezes, cantando “Brasil” em Escuela de Música (55) e “Mulher Rendeira” em Bodas de Oro (57). 

Em sua autobiografia contou que o filme Ayudame a Vivir, de 1936, foi o que lhe abriu as portas do mercado latino e para uma vida onde nunca parou de trabalhar. Com mais de 80 anos estrelou musicais na Broadway, México, Argentina e no Brasil. Libertad gravou sucessos musicais como Nostalgias, Cuando Vuelva a Tu Lado, Arráncame la Vida e Inspiración. Voltou a ficar em evidência na década de 90, ao participar da telenovela mexicana A Usurpadora, no papel de vovó Piedade. No Brasil, foi transmitida pelo SBT. Antes de morrer, Libertad morava em Coral Gables, Flórida, numa suntuosa mansão que dividia com oito gatos de estimação. A atriz faleceu aos 92 anos, em 13 de dezembro de 2000.

Fonte: Memorial da Fama

Nenhum comentário:

Postar um comentário