sábado, 24 de setembro de 2011

Hopalong Cassidy ...

William Lawrence Boyd (Cambridge, 5 de junho de 1895 – Laguna Beach, 12 de setembro de 1972) foi um estadunidense que se tornou conhecido por interpretar o “cowboy” Hopalong Cassidy em dezenas de “farwest” B entre as décadas de 1930 e 1950.
Filho de lavrador, William Boyd perdeu os pais ainda na adolescência. Depois de abandonar a escola e exercer várias profissões, chegou ao cinema em 1920, como extra em Por que Trocar de Esposa? (Why Change Your Wife?) de Cecil B. DeMille . Vários filmes depois, já era dono de uma carreira promissora, que lhe rendia cem mil dólares por ano. No entanto, tudo isso ruiu de repente: um ator de teatro homônimo foi preso em uma festa, acusado de suspeita de orgia sexual, porte de uísque contrabandeado e material de jogo. Um jornal confundiu os atores, o que levou à quebra de seu contrato. Isso, mais a Depressão e o cinema falado levaram-no ao alcolismo e deram um basta à sua carreira, que só voltou a reerguer-se em 1935, quando conseguiu o papel-título do filme Vida e Aventura (Hop-a-Long Cassidy), primeiro da série que o tornaria famoso.
Após sessenta e seis fitas como Hopalong Cassidy e com o fim da era dos faroestes B, Boyd rendeu-se à televisão, onde fez cinqüenta e dois episódios de trinta minutos com o personagem. Tendo adquirido todos os direitos de comercialização dos filmes, ele os negociou com o canal NBC, além de abrir a empresa Hopalong Cassidy Enterprises, responsável pela venda de inúmeros artigos com o nome de Cassidy. Boyd apareceu no cinema pela última vez em outro filme de Cecil B. DeMille, O Maior Espetáculo da Terra, 1952, vestido com as roupas de Cassidy, em um cena de parada dos artistas do circo.
Casou-se quatro vezes, sempre com atrizes: Ruth Miller (1921 – 1924), Elinor Fair (1926 – 1929), Dorothy Sebastian (1931-1935) e Grace Bradley (1937 - 1972). Com esta última passou a levar uma vida reclusa, pois sua saúde foi se deteriorando aos poucos e ele queria que seus fãs se lembrassem dele tal como aparecia nas telas. Morreu em 12 de setembro de 1972, vítima do Mal de Parkinson e complicações do coração.

Um comentário:

  1. Esse era o meu herói de infância. As duas armas mais rápidas do oeste.E o chapelão nunca caoa da cabeça. Beleza!
    Edmar.

    ResponderExcluir