quinta-feira, 10 de março de 2011

Paixão dos Fortes...

*16-10-1923 - Dallas, EUA
+10-04-1965 - Chicago, EUA

Linda Darnell, nome artístico de Monetta Eloyse Darnell, nasceu em Dallas, Texas, no dia 16 de outubro de 1923, e foi modelo desde os 11 anos, estreando no teatro aos 13 anos. Foi descoberta por um caçador de talentos de Hollywood, e aos 15 anos assinou um contrato com a 20th Century Fox, passando a fazer vários papéis coadjuvantes a partir de então. Fez seu primeiro filme, 'Hotel for Women', em 1939, trabalhando a seguir em 'A Marca do Zorro' (1940), 'Sangue e Areia' (1941), 'Concerto Macabro' (1945) e 'Paixão dos Fortes' (1946). Em 1943, ele interpretou, não-creditada, a Virgem Maria no filme 'A Canção de Bernadete'.

Em 1947, Darnell foi a vencedora para o papel principal no filme 'Entre o Amor e o Pecado', baseado em um romance que havia sido denunciado como imoral para a época. A personagem, Amber, que era assim chamada devido à sua cor, foi o único filme em que Darnell – normalmente conhecida pela sua aparência latina, aparecia com os cabelos vermelhos. A publicidade da época comparou o romance 'Entre o Amor e o Pecado' com '...E o Vento Levou'. A procura da atriz para o papel de Amber, uma bela mulher que usa os homens para enriquecer, na Inglaterra do século XVII, foi inspirada pelo extenso processo da escolha de Vivien Leigh para o papel de Scarlett O'Hara. Mas o filme não correspondeu à grande expectativa que era feita em torno de sua produção.

No ano seguinte, Darnell interpretou Daphne de Carter na comédia de Preston Sturges, 'Odeio-te, Meu Amor' (1948), também estrelado por Rex Harrison, e intepretou uma das três esposas em 'Quem é o Infiel?' (1949). A partir de então, sua carreira começou a declinar e, aparte o papel ao lado de Richard Widmark e Sidney Poitier em 'O Ódio É Cego' (1950), seus filmes posteriores raramente foram reconhecidos, e seus papéis cada vez mais esporádicos. Alguns fatores do declínio da atriz foram o alcoolismo e o ganho de peso. Seu último trabalho foi em uma peça produzida em Atlanta, em 1965.

Darnell foi casada com o cameraman J. Peverell Marley de 1943 a 1952, com Philip Leibmann de 1954 a 1955, e com o piloto Merle Roy Robertson de 1957 a 1963. Darnell e seu primeiro marido adotaram uma filha, Charlotte Mildred "Lola" Marley, que foi a única filha da atriz. Darnell morreu em 10 de abril de 1965, aos 41 anos, devido à queimaduras que tivera em um incêndio numa casa, onde estava com amigos, preparando-se para um papel numa peça em Chicago. Seu filme de 1940, 'Estrela Luminosa', havia passado na televisão na noite do incêndio, e aventou-se a possibilidade de ela ter deixado o cinzeiro cair enquanto assistia o filme.

Um comentário:

  1. amigo joão.. seu blog foi um achado, para mim que sou louco por cinema.. passei a segui-lo hoje e prometo que vou ler cada linha e ver cada ilustração bacana de cada matéria.. muito originais as caricaturas ! criatividade acima de tudo !.. tb tenho um blog onde discorro sobre minhas muitas manias, entre elas o cinema (video) e fotografia, viagens, esportes, e principalmente música e literatura.. se vc dispuser de tempo honre-me com uma visita: www.seteinstrumentos.com
    grande abraço !

    ResponderExcluir