segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Western "Spaghetti" - Django!


Franco Spartanero, ator italiano mais conhecido como Franco Nero (23 de novembro de 1941), San Prospero, perto de Parma, Itália.
Nasceu na cidade de San Prospero e cresceu em Bedonia e Milão. Ele estudou por um curto período na Faculdade de Economia e Comércio (Facoltà di Economia e Commercio) antes de abandoná-la para ir estudar no Piccolo Teatro di Milano.
Seu primeiro papel cinematográfico foi uma pequena participação no filme La Ragazza in Prestito, de 1964. Seu primeiro papel de destaque foi em Django, de 1966, um clássico do western de produção ítalo-espanhola. Ainda neste ano ele participou em mais oito filmes, como Tempo de Massacro (no Brasil, "Tempo de Massacre"), e Texas, addio ("Adeus, Texas").



Em 1967 ele apareceu em seu primeiro filme em inglês, Camelot, no papel de Lancelot. Seu pouco jeito com o inglês limitava sua participação em papéis como este, apesar de ele ter aparecido em filmes como The Virgin and the Gipsy ("A virgem e o cigano") de 1970, Force 10 From Navarone("Comando 10 de Navarone") de 1978, Enter the Ninja ("Ninja - A Máquina Assassina") de 1981, e Die Hard 2 ("Duro de Matar - 2") de 1990. Apesar de uma atuação freqüentemente estereotipada, em filmes como Los Amigos de 1972, ou Keoma (1976), ele também fez atuações notáveis, em filmes como The Bible... in the beginning ("A Bíblia") de 1966 (onde interpretou Abel, filho de Noé), ou o tenente homossexual do filme “Querelle”, de 1982. Franco Nero já atuou em quase 150 filmes e também escreveu, produziu e atuou em Jonathan degli Orsi ("Jonathan e os Ursos") de 1993.
Durante as filmagens de Camelot ele paquerou e casou com a atriz Vanessa Redgrave, com a qual teve um filho em 1969 - Carlo Gabriel Nero - autor e diretor de cinema.



Um comentário:

  1. Procuro evitar de fazer comentários sobre faroestes que não são originais. Não gosto de imitações e acho que o faroeste bom é o faroeste americano. Que me perdoe a freanqueza o amigo Edelzio.
    E, para este já justifiquei, tal faço aqui, a minha ausencia no seu blog com meus comentários.

    Não descarto completamente esta linha de filmes pois, andei assistindo alguns, como os de Leone dentre umn outros muito poucos.

    Mas prefiro ficar à parte sobre comentário destes, já que não tenho campo de conhecimento para faze-lo, quando não sejam aqueles que vi e dos quais me sinto à vontade para falar.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir