quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Operação França...

Gene Hackman Eugene Allen "Gene" Hackman, nasceu em San Bernardino, Califórnia, filho de de Lydia e de Eugene Ezra Hackman. Ator norte-americano nascido em 30 de Janeiro de 1930, em San Bernardino, na Califórnia. Com 16 anos, saiu da casa dos seus pais para se alistar na Marinha, tendo anos mais tarde combatido na Guerra da Coreia. De regresso ao país natal, matriculou-se no curso de Jornalismo da Universidade de Illinois e trabalhou algum tempo na rádio, mas, no final da década de 50, resolveu enveredar pela carreira de ator, inscrevendo-se na Escola de Artes de Pasadena onde se tornou colega e amigo de Dustin Hoffman. Estreou no cinema interpretando o policial Mad Dog Coll (1961), a que se seguiram alguns trabalhos televisivos e na Broadway.

Integrou o elenco de Lilith (1964), protagonizado por Warren Beatty. Este reparou no seu talento e convidou-o para o papel de Buck Barrow em Bonnie and Clyde (1967). A sua interpretação rendeu-lhe a nomeação para o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante e a saída do anonimato. Três anos depois, recebeu nova nomeação na mesma categoria pelo melodrama Meu Pai, Um Estranho (1970). A transição para a interpretação de papéis de protagonista foi feita por William Friedkin que lhe atribuiu o papel de Popeye Doyle, em Operação França (The French Connection) em 1971. 


A sua implacável personagem de polícia do departamento de narcóticos valeu-lhe o Oscar para Melhor Ator. Nos anos 70 e 80, marcou presença em filmes bem sucedidos como A Conversação (1974), que Hackman diz ser o seu melhor trabalho, Uma Ponte Longe Demais (1977), Superman (1978), onde incorporou o vilão Lex Luthor, Reds (1981) e Sem Saída (1987). Após uma fase de menor fulgor, foi requisitado por Alan Parker para protagonizar Mississipi em Chamas (1988), onde deu corpo a Anderson, um agente do FBI que investiga o desaparecimento dum grupo de ativistas. Apesar da controvérsia lançada pelo filme que entre outros aspectos focou o tema do Ku Klux Klan, Hackman foi nomeado para o Oscar de Melhor Ator. Quatro anos depois, Clint Eastwood permitiu-lhe vencer o segundo Oscar da sua carreira, desta vez na categoria de Melhor Ator Coadjuvante por Os Imperdoáveis (1992). O seu impiedoso arbitrário Xerife Little Bill impressionou os membros da Academia que não hesitaram em atribuir-lhe o galardão. 

Desde então, tem participado com êxitos como em The Firm(1993), The Quick and the Dead (1995), Crimson Tide (1995), A Gaiola das Loucas, The Birth Cage (1996), Absolute Power (1997), The Royal Tenenbaums (2001) e O Juri (2003).

A primeira mulher de Hackman foi Faye Maltese, com quem teve três filhos, mas o casal divorciou-se em 1986 depois de 30 anos de casamento. Voltou a casar com Betsy Arakawa e vivem em Santa Fé, Novo México.

Um comentário:

  1. Betsy Arakawa is a famous classical pianist who is the wife of former actor and novelist Eugene Allen Hackman. Arakawa is also a successful businesswoman.
    Read More -: Betsy Arakawa Bio, Age, Husband, Nationality and Net Worth

    ResponderExcluir