quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Henry Koster - Diretor do primeiro filme em Cinemascope...


Koster realizou numerosos musicais e comédias para a família durante os anos 30 e início dos 40, muitos com Betty Grable. O diretor ficou na Universal até 1941, quando então se transferiu para a MGM e depois a Fox em 1948. Com a entrada dos EUA na Guerra, Koster foi vítima de desconfianças por ser alemão, encontrando dificuldades para seguir na carreira.
Nessa época Koster descobriu a dupla Abbot & Costello que estava se apresentando em uma boate de Nova Iorque. Ele voltou para Hollywood e convenceu a Universal a contratá-los. Peggy Moran se tornou a segunda esposa de Koster em 1942, a quem ele prometera alguns papéis.
Koster foi indicado ao Oscar por The Bishop´s Wife (1947). O cineasta também dirigiu o ator Richard Burton em seu primeiro filme estadunidense (My Cousin Rachel) e continuou com o ator no primeiro filme realizado em CinemaScope,  The Robe (O Manto Sagrado) de 1952.


E AQUI, AS CARICATURAS DAS PRINCIPAIS ESTRELAS DO SUCESSO DA  FOX, "THE ROBE" (O Manto Sagrado).
 Ilustrações com esse padrão serão usadas o tempo todo no nosso Blog Cinemascope.


Richard Burton
(Ator britânico)
10-11-1925, Pontrhydyfen
5-8-1984, Genebra
Burton, cujo verdadeiro nome era Richard Walter Jenkins, rodou o seu primeiro filme em 1948 e, nos anos 50, era aclamado em Londres como ator shakespeariano no teatro e no rádio. Contudo, não alcançou o status de estrela internacional senão nos anos 60, quando atuou ao lado de sua mulher Elizabeth Taylor em grandes produções como Cleópatra (1962) e A Megera Domada (1966). Richard Burton e Elizabeth Taylor casaram-se e divorciaram-se diversas vezes. Devido aos escândalos na vida privada, sua aparição conjunta no drama conjugal Quem tem Medo de Virginia Woolf? (1965, baseado numa obra de Edward Albee) despertou grande expectativa na imprensa sensacionalista.


Jeans Simons
(Atriz britânica)
31-01-1929, Crouch Hill, Inglaterra
22-02-2010, Sta. Monica, Califórnia
Em 1950, Jean Simmons foi eleita a mais popular estrela do cinema britânico.  No outono daquele mesmo ano, viajou aos Estados Unidos para promover "Trio", uma coletânea de três contos de Somerset Maugham, na qual ela atuava, sendo escolhida pela revista Life para aparecer numa de suas capas.  Poucas semanas depois, Jean voltou aos Estados Unidos, desta vez para estrelar seu primeiro filme americano, "Androcles e o Leão", ao lado de Victor Mature. O pico de sua carreira ocorreu em 1960, ao participar de três grandes produções: "Spartacus", "Entre Deus e o Pecado" e "Do Outro Lado, o Pecado".  Durante os anos 80, passou a dar maior atenção à televisão, aparecendo num grande número de séries e filmes feitos para a TV. Em 1986, Jean Simmons esteve internada no Betty Ford Center, em Rancho Mirage, Califórnia, para tratamento de alcoolismo, voltando em seguida às suas atividades na televisão.  No cinema, voltou a aparecer em "Star Trek: The Next Generatuion", de 1991, e em "Colcha de Retalhos", de 1995, não abandonando, entretanto, seus trabalhos para a televisão. Jean Simmons casou-se aos 21 anos com o ator Stewart Granger, de quem se divorciou oito anos depois, e com o cineasta Richard Brooks, em novembro de 1960, de quem se divorciou em 1977.  Teve dois filhos, um de cada casamento.




Victor Mature
(Ator americano)
29-01-1913, Kentucky,EUA.
04-8-1999, Califórnia.
Ator de escassos recursos interpretativos e considerado como discreto na cena, foi no entanto uma estrela de Hollywood graças a sua imponencia física, que lhe converteu em um dos primeiros musculosos do cinema, onde trabalhou com alguns dos melhores diretores da Americano
Victor John Mature foi um astro de Hollywood que nunca se levou muito a sério. Nos anos 60, por exemplo, ao ter seu pedido de inscrição no Country Club de Los Angeles negado porque ele era um ator, reagiu: "Isso não é verdade, e tenho 70 filmes para provar". Contra a vontade do pai, um imigrante austríaco que o queria no mundo dos negócios, Mature estreou num papel minúsculo em 1939, aos 26 anos, no filme The Housekeeper's Daughter. O relativo sucesso lhe rendeu seu primeiro papel principal, o de um homem das cavernas em Um Milhão de Anos Antes de Cristo, de 1940. Em 1949, fez o papel que o consagraria, o de Sansão em Sansão e Dalila, de Cecil B. DeMille. Nos últimos anos, vivia de jogar golfe e monitorar seus investimentos, em um rancho em San Diego, na Califórnia onde morreu de câncer. Seu corpo foi enterrado em Louisville, Kentucky, cidade onde nasceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário