sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A Pantera Cor-de-rosa...


Blake Edwards
(Cineasta americano)
26-6-1922, Tulsa, OK, USA
15-12-2010, Califórnia
Diretor, produtor e roteirista americano. Nasceu com o nome William Blake McEdwards, em Tulsa, Oklahoma. Vindo de uma família de atores, começou a trabalhar desde cedo, fazendo cinema como ator de 1942-1948.
Escreveu para o rádio e depois, associado a Richard Quine, fez o roteiro de sete filmes (quatro especialmente para Mickey Rooney).
De começo modesto, revelou mais tarde talento para a comédia em Um Convidado Bem Trapalhão e na longa série A Pantera Cor-de-rosa (ambos com Peter Sellers).
Casado com Julie Andrews desde 1969, passou a fazer filmes para ela. Isso não ajudou salvar sua carreira nem a dela (com exceção de Victor ou Victoria?).
A morte de Peter Sellers em 1981 não impediu que rodasse a Trilha da Pantera Cor-de-rosa em 1982. Com certa falta de ética (Blake e Sellers brigavam muito porque o comediante era praticamente um louco mental), usou cenas com Sellers não aproveitadas das outras versões da Pantera Cor-de-rosa, foi processado pela família de Sellers e perdeu.
Não contente e com pouca sorte, tentou continuar a série sem Sellers (A Maldição da Pantera-Cor-de-rosa). Em 1986 dirigiu um filme autobiográfico, rodando em sua casa com a família: That’s Life!. Apesar de irregular, foi o único diretor dos anos 1970-90 que soube fazer comédia visual, o velho e bom pastelão.
Dirigiu também na Broadway com sucesso mediano, a versão de Victor/Victoria?, sempre com Julie Andrews (gravado para a TV japonesa, em 2000 foi lançado em DVD), mas o filme é melhor.
É pai da atriz Jennifer Edwards. Seu avô foi diretor do cinema mudo, J. Gordon Edwards. E seu pai Jack McEdwards, foi diretor teatral e gerente de produção em cinema.
De acordo com informações da revista "Variety", Andrews e seus filhos estavam ao seu lado no leito de morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário